Julião, o problema do carro automático no Brasil é a falta da mão-de-obra, se ele estragar. E quando existe, o preço é absurdo.
Existe uma contradição quanto à troca de óleo e filtro, inclusive nosso amigo Eduardo já mencionou. É que o óleo dessas caixas automáticas são de alta durabilidade, em que há relatos de Omega/BMW até 240.000km rodados sem necessitar uma troca sequer. Pois quando ocorre a troca, dizem que a viscosidade proporcionada pelo lubrificante pode acumular sujeiras antigas na solenóide e outros componentes, o que pode ocasionar o problema na caixa. Até troquei o meu também, apesar de não saber se deveria ter feito isso.
Os problemas podem ser de ordem: mecânica (essa haverá mais gasto), como folga na cinta; Hidráulica; Eletrônica (mais simples de resolver).
Uma vez que o meu apresentou o problema de ordem eletrônica (central teve que ser reprogramada), eu havia levado em nosso mecânico Lorinho (Wellerson) pois meu hidrovácuo precisava ser recondicionado e isso poderia ser a causa do problema. Ele resolveu o hidrovácuo, mas o câmbio continuava sem passar de marcha: nosso mecânico ficou tão puto que me falou em fazer um curso de eletrônica em São Paulo, que já estavam oferecendo ele, apesar de não gostar muito dos automáticos. Realmente, quem souber mexer com esse tipo de câmbio irá faturar, pois ele está mais presente nos carros de hoje.
Quanto ao meu, levei na Neicar (Neilton ou Sapo):
3477-2100
8748-2615
Foi o Sapo (Vinícius) que arrumava os automóveis mais antigos, lá tinha desde citroen, jetta, fusion, todos que deram problema no câmbio. Ou seja, qualquer carro está sujeito, seja por mal uso ou desgaste pelo tempo. O problema é que recentemente nosso amigo Vicente, de Raposos, deu uma ligada lá e disseram que o "Sapo" havia sumido, e era ele quem mexia no Omega e nos mais antigos (que na minha opinião possuem tecnologia mais complexa), mas caso você tenha interesse pode ligar lá. Outras que recomendo, porém c/ ressalvas:
-Mário China: 3422-4458 (vive lotado de serviço)
-Rosalvo: 9147-6348 (esse é meio careiro)
Boa sorte !!!
Abs.